Publicações

"Não deixem que o barulho da opinião dos outros abafe a vossa voz interior. E, ainda mais importante, tenham a coragem de seguir o vosso coração e a vossa intuição. De alguma forma eles já sabem em que é que vocês realmente se querem tornar. Tudo o resto é secundário."

Steve Jobs

Pilares do equilíbrio

Publicado em 01/11/2022

Cartaz




Ignoram-se tantas vezes os sinais do corpo até que se chega ao esgotamento ou Burnout.
Sabes que esgotamento decorre de uma situação de total de exaustão física, mental e emocional, fortemente condicionadora das tarefas diárias, originando um estado de depressão e fadiga crónica muito grave? Estás no ponto em que para o prevenir precisas de mudanças ou de mudanças radicais?
Para, respira, medita e reorganiza as tuas prioridades, faz o que for necessário para recuperares o teu equilíbrio. A saúde é demasiado valiosa para ser negligenciada!
Hoje tento honrar e viver de acordo com os meus pilares fundamentais de equilíbrio, mas nem sempre o fiz. Hoje tenho esta visão sobre o tema porque também eu já tive que fazer mudanças radicais para não me deixar cair esgotada e tive de redefinir prioridades, criando assim os meus pilares de equilíbrio interno, que passo a partilhar contigo:
Planificação da semana: Gosto de iniciar a semana de forma organizada, dá-me foco ter na agenda a planificação de todas as tarefas, compromissos, eventos. Nem imaginas a tranquilidade que me proporciona. Como é óbvio surgem imprevistos, mas assim é mais simples de adaptar.
Partilha de tarefas: Quando as tarefas se tornam excessivas e sinto dificuldade peço ajuda. É tão importante conseguir fazê-lo!
Se o teu caso é o excesso de tarefas, então quais são as tarefas que podes partilhar? Pede ajuda! Se não disseres que te sentes demasiado atarefada, quem é que vai adivinhar? Todos podem contribuir.
Se consideras que é difícil a partilha porque tudo depende de ti e gostas de controlar tudo, não será demasiado? Não serás demasiado perfecionista e por isso não abres mão de querer fazer tudo? Podes aprender a abrir mão do controle, ninguém é insubstituível.
Reflete sobre quais são as situações que não dependem só de ti e que podes delegar ou partilhar.
Aprende a dizer não, aos outros e sim a ti! Somos educados para agradar sempre, e esquecemo-nos repetidamente de nós. Para estares bem precisas de encontrar o equilíbrio entre dar e receber, aceitar e negar.
Dormir melhor! Certifica-te que antes de dormir não te estás a intoxicar-te de programas que causam ansiedade e sentimentos negativos. Dizem os estudos que o ideal é desligar a tv e o telemóvel uma hora antes de ir dormir. Ler um bom livro é o melhor! Procuro conteúdos que me façam rir ou assuntos do meu interesse, não negligencio nem deixo o meu entretenimento ser definido pelo acaso.
Autocuidado: Prática de yoga faça chuva ou faça sol mesmo que seja apenas 15 minutos por dia. Se conseguires, cria um horário fixo. Se não conseguires faz quando tiveres tempo, o importante é praticar. Nunca abdico das técnicas de respiração e meditação que faço no final, mesmo que sejam apenas alguns minutos de prática.
Quando as situações o exigem, perante alguma insegurança, angústia ou medo, pratico EFT que me ajuda a desbloquear e libertar.
Estes são os meus pilares de equilíbrio. E os teus? Já paraste para pensar no assunto?