Conceito

"Saia de sua zona de conforto, arrisque, entregue-se! Se der certo: felicidade. Se não der: experiência e aprendizagem."

Rosangela Zorio

ilustração da página


O meu nome é Anaísa, sou licenciada em Sociologia, e formadora nas áreas sociais e comportamentais.
Há cerca de 6 anos atrás acumulei demasiado stress, de tal modo que me senti à beira de um precipício. Coisas menos boas aconteceram neste período difícil, e tornou-se urgente mudar algo na minha vida. Lembro-me perfeitamente como se fosse hoje, de observar a natureza com a seguinte reflexão: se todas as minhas escolhas me trouxeram até aqui, a esta situação, então há escolhas que tenho que mudar! Então, elaborei uma lista com tudo o que gosto de fazer, e ao fazê-lo recordei-me do bem-estar que sentia com as aulas de yoga. Entretanto, como já vivia noutra cidade, em Tavira e, como já não me era possível continuar a frequentar as mesmas aulas, procurei por alternativas em estúdios, ginásios, e também na Internet.
E desde então o yoga tornou-se presente no quotidiano da minha vida, e pelos vistos veio para ficar.

A prática de yoga traz-me leveza, tranquilidade, foco, organização, força e determinação para correr atrás dos meus sonhos, aceitação daquilo que não me é permitido mudar e sinto-me com muito maior capacidade emocional para resolver as situações que surgem todos os dias, sobretudo as inesperadas.
Ao longo dos últimos anos a minha vida tem direcionado o meu trabalho com o yoga na atenuação de sintomas de stress e ansiedade. Já desenvolvia esse trabalho enquanto formadora, mas foi no yoga que experenciei resultados mais efetivos e visíveis, com o autoconhecimento de cada pessoa colocado em prática, cada respiração, movimento, a dificuldade e passado algum tempo a conquista da realização da postura, as práticas de meditação.
Deste modo, a minha orientação não tem sido tanto a de trabalhar o yoga com uma disciplina rigorosa na qual o objetivo é a perfeição na execução dos ásanas (posturas), mas antes a de encontrar um equilíbrio entre o que a mente precisa e o corpo está disponível para dar.
Na sociedade atual todos corremos muito, vivemos constantemente em piloto automático, sem tempo e estamos a perder a capacidade de nos conectar com o presente. No meu entendimento, viver com esta velocidade por períodos largos deixa-nos demasiado expostos e vulneráveis ao stress. É urgente abrandar, relaxar, refletir sobre quem somos e o que queremos deixar plantado da nossa passagem por aqui.
Dedicar tempo ao lazer não pode continuar a ser um luxo, é uma necessidade para nos mantermos felizes, em equilíbrio, para nos redescobrirmos em novas metas e rumos, que nos levam a uma maior sensação de propósito e realização. Todos os dias fazemos escolhas (até uma não escolha já é em si uma escolha), e por vezes temos que mudar de direção.
Atualmente este é a minha principal direção, aulas de yoga direcionadas a estados de stress e ansiedade.
Vem experimentar!