"Não deixem que o barulho da opinião dos outros abafe a vossa voz interior. E, ainda mais importante, tenham a coragem de seguir o vosso coração e a vossa intuição. De alguma forma eles já sabem em que é que vocês realmente se querem tornar. Tudo o resto é secundário."
Steve Jobs
Hatha Yoga - o equilíbrio do corpo e da mente
Publicado em 01/03/2024
Esta união é realizada principalmente através prática de ásanas (as famosas posturas), pranayama (exercícios de respiração) e dhyana (meditação). Não esquecendo que os mudras, bandhas e mantras também fazem parte.
A prática de Yoga oferece uma série de benefícios ao nível físico, mental e emocional, tais como:
- Melhora a flexibilidade e fortalece o corpo, tornando os músculos e articulações mais fortes, ajuda na prevenção de lesões, melhora a postura e desenvolve a consciência corporal.
- Melhora a capacidade de respiratória, através dos exercícios de respiração que reensinam a respirar de forma mais correta.
- Promove a concentração, mais foco e clareza mental, através do equilíbrio dos hemisférios esquerdo (lado racional) e direito (lado emocional).
- Ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade, à medida que aumenta a tranquilidade e relaxamento.
- Mais energia e boa disposição, através de maior produção de serotonina e dopamina (hormonas da felicidade).
- Aprofundamento da consciência interior, desenvolvimento do teu autoconceito, podendo observar-se grandes melhorias da autoestima e confiança.
- A competição é apenas com quem vale a pena competir, contigo próprio, e o compromisso também.
Se desconfias-te do que escrevi, tudo bem, provavelmente nunca te deste a oportunidade de praticar, ou praticas-te uma vez e não gostaste. Confesso que não gostei da minha 1º experiência de yoga. Uns anos mais tarde voltei a praticar e desde então nunca mais parei. Então, para mim valeu muito a pena dar uma 2ª oportunidade, e se este for o teu caso, porque não uma oportunidade?
Não temos que pensar todos da mesma forma, só temos que respeitar a visão de cada um. Como costumo dizer aos meus alunos, desconfiem do que eu digo, procurem, estudem e aprofundem. O conhecimento que não é dogmático, é libertador. E cada um tem o direito de tirar as suas próprias conclusões! Convenhamos que isto das ovelhas e dos rebanhos não contribui com o desenvolvimento humano, pelo contrário só gera mais do que não queremos, mas esta é só a minha visão do mundo, através da minha miopia.
Bom fim de semana,
Bom mês ,
Bom Ano,
Boa Vida!
Namasté!